O Salão do Livro do Piauí – SaLiPi, realizado anualmente desde 2003, é o principal evento da Fundação Quixote e integra o circuito cultural das principais Feiras e Bienais de Livros do Brasil.
Com duração de 10 (dez) dias o SaLiPi movimenta a cena literária e cultural do Piauí, aquece o mercado livreiro e atrai um público superior a 200 mil pessoas interessadas em tudo o que ele oferece.
Mais que uma feira de livros e um ponto de encontro entre escritores e leitores, o SaLiPi se desdobra em inúmeras atividades que o tornam maior e mais pujante a cada nova edição.
O Salão do Livro do Piauí – SaLiPi é formado por uma série de eventos e atividades que convidam o visitante para uma rica imersão em um universo de infinitas possibilidades. São atividades e espaços que integram o SaLiPi: Feira de Livros; Bate-Papo Literário; Seminário Língua Viva; Estação Letras e Expressões; Espaço Criança Liz Medeiros; Palco de Música Marcus Peixoto; Palco de Dança Hely Batista; Praça e Café Escritor Assis Brasil; Galeria Afrânio Castelo Branco; Concurso Jovens Escritores; Curso de Escrita Literária; Espaço Conexão SaLiPi; Canal SaLiPi; Arena Salipinho; Arena Cordel; Imersão Enem; Praça de Alimentação e áreas para oficinas e performances.
23º SALIPI – Salão do Livro do Piauí
De 6 a 15 de junho de 2025, Espaço Rosa dos Ventos, UFPI, Teresina, Piauí
Autora homenageada: Sueli Rodrigues
A professora Maria Sueli Rodrigues de Sousa, advogada e docente da Universidade Federal do Piauí, foi escolhida como patrona da 23ª edição do SALIPI, que acontecerá em junho de 2025. Militante histórica dos movimentos sociais, feminista negra e defensora dos direitos humanos, Sueli integrou programas de pós-graduação em Sociologia e Gestão Pública, além de grupos de pesquisa em africanidades e cidadania. Faleceu em 26 de julho de 2022, deixando legado acadêmico e ativista que agora inspirará as atividades do evento.
